PONTE - Encontro Internacional de Moda e Performance é um novo evento cultural em Lisboa que destaca a Moda e a Performance nas suas conexões com as indústrias criativas, estando o Património e a Sustentabilidade em pano de fundo. A Biblioteca de Alcântara - antigo palacete do Conde Burnay - recebe um desfile e performance inspirados nas antigas garden parties, incluindo projeções de imagem, uma loja pop-up , fazendo também parte do evento, um colóquio e uma exposição.
​
Um dos objetivos fundamentais do encontro é criar uma ponte entre passado e futuro, através do envolvimento das novas gerações com as mais antigas, sendo as Artes um ponto de encontro ideal. Potenciar as sinergias e colaborações entre criativos e entre instituições, portuguesas e estrangeiras, deste e do outro lado do Atlântico e do Mediterrâneo e fazer a ponte entre eles e o mercado global é a missão deste encontro internacional. Esta edição une Portugal, Brasil, Paraguai, Egipto e Inglaterra.
Em 2024, PONTE - Encontro Internacional de Moda e Performance celebra moda e performance artística, nos seus vetores, processos e cruzamentos disciplinares, visando destacar uma nova liberdade alicerçada em linhas de resistência que possibilitem uma Revolução Ecológica – práticas eco-sustentáveis na criação artística –, uma Transformação Socioeconómica – empoderamento de comunidades em situação vulnerável – e uma Evolução Sociocultural – que alie criatividade a identidade de género.
​
​
"Por uma moda em livre movimento, num corpo que se veste pela mente,
Por uma revolução que transforma tudo em algo resiliente,
Por uma criação com linguagens de empoderamento,
Por uma vida dada ao manifesto, sempre para além do presente."
​
No ano em que se comemoram os 50 anos da Liberdade, a edição celebra a herança cultural deixada pelos têxteis, pela moda e pela forma como a reinterpretamos, incorporamos e a registamos, em suportes plásticos e visuais, numa perspetiva de futuro: como nos movemos? Para onde vamos? Como interagimos? Que legado queremos deixar?
Cerca de 15 designers nacionais, recentemente formados por escolas de design de moda - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa [FA-ULlisboa], Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco [ESART-IPCB], Escola de Tecnologias, Inovação e Criação [ETIC], Lisbon School of Design [LSD], Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos [ESAD] - e Centro de Inovação da Mouraria/ Mouraria Creative Hub, estarão em destaque, num desfile apoiado pela Fashion Studio Agency (modelos) e World Academy (alunas do curso de Make Up, Hair & Styling).
​
Estudantes de design de moda da New Giza University e o convidado Moja Khafagi (Egipto), bem como as marcas Marti Maura e Olinda (Paraguai), são a presença estrangeira no desfile.
​
A investigação aplicada em Moda e Performance fará a conexão entre a teoria e a prática, no colóquio, com enfoque nos têxteis, patrimônio e impacto social, por um lado, e por outro, na moda, na performance e nas novas tecnologias.
​
A exposição multidisciplinar contemplará uma instalação de moda, fotografia, design têxtil, joalharia e acessórios. Terá a participação especial do designer de moda Dino Alves e da premiada fotógrafa Joseane Daher (Brasil), entre outros artistas e fotógrafos.
​
A Garden Party integrará projecções de fotos de editorial e fashion-films de vários designers nacionais e estrangeiros, com destaque para a participação de alunos do MA in Fashion Artifact do London College of Fashion (Inglaterra).
​
A equipa nuclear da PONTE é constituída pela curadora brasileira Carol Garcia (Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo), a direção criativa é definida pela designer Alexandra Cabral e a produção executiva e o design de exposições são a cargo de Hugo Queirós (ambos da Associação Via Criativa - Design para o Desenvolvimento Local).
​
PONTE - ENCONTRO INTERNACIONAL DE MODA E PERFORMANCE é uma co-produção Associação Via Criativa – Design para o Desenvolvimento Local, Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo e Bibliotecas Municipais de Lisboa / Câmara Municipal de Lisboa.