Garden Party Vibes
PONTE - Encontro Internacional de Moda e Performance é um novo evento cultural em Lisboa que destaca a Moda e a Performance nas suas conexões com as indústrias criativas, estando o Património e a Sustentabilidade em pano de fundo. A Biblioteca de Alcântara - antigo palacete do Conde Burnay - recebe desfiles, performances, projeções de vídeo, colóquios, workshop, exposições, vendas pop-up e uma festa inspirada nas antigas garden parties.
​
Um dos objetivos fundamentais do encontro é criar uma ponte entre passado e futuro, através do envolvimento das novas gerações com as mais antigas, sendo as Artes um ponto de encontro ideal. Outra prioridade é potenciar as sinergias e colaborações entre criativos e entre instituições, portuguesas e estrangeiras. O convite a jovens designers dos dois lados do oceano Atlântico é destinado a fazer a ponte entre eles e o mercado global, missão deste encontro internacional.
Luís Barreira (fotografia)
Esta edição une Portugal, Brasil e Uruguay, envolvendo entidades de Lisboa, São Paulo e Montevidéu. Participam em diferentes domínios diversos parceiros do sector público e privado, nacionais e internacionais.
​
Cerca de 30 designers, formados por 7 escolas de design de moda colaboram com o encontro: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, ETIC - Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (Lisboa), Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo (Brasil), Escola de Desenho da Faculdade de Comunicação e Desenho da Universidade ORT (Montevidéu, Uruguai), e ainda alunos do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (Lisboa) e do MODATEX – Delegação de Lisboa. Os jovens designers de moda são apoiados pelos modelos da Act In Models e Fashion Studio Agency.
A investigação aplicada em Moda e Performance será central e fará a conexão entre a teoria e a prática, iniciando-se tal com a realização de um colóquio em dois dias. O encontro internacional é assim apoiado por grupos de investigação portugueses e brasileiros.
​
A temática abordada nos desfiles/performances coloca em dicotomia Ditadura e Democracia, Opressão e Revolução, Censura e Liberdade de Expressão, homenageando o Livro e a resistência política em Portugal, durante uma ditadura de quase 50 anos. Este encontro, em 2023, está enquadrado no centenário do nascimento de José Dias Coelho, artista e resistente político assassinado pela PIDE nas proximidades da biblioteca.
​
A equipa nuclear do PONTE é constituída pela curadora brasileira Carol Garcia do Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo, a direção criativa é definida pela designer Alexandra Cabral e pelo encenador David Silva, a produção executiva fica a cargo de Hugo Queirós e Maria Taborda.
PONTE - ENCONTRO INTERNACIONAL DE MODA E PERFORMANCE é uma co-produção Rastilho Associação Cultural, Associação Via Criativa – Design para o Desenvolvimento Local e Bibliotecas Municipais de Lisboa / Câmara Municipal de Lisboa.
​
COLÓQUIOS
29 JULHO | Moda, Performance, Artes
14h30-14h50
Ângela Orbay
Têxteis como Meio na Criação e Composição Coreográfica
16h00-16h20
Vanilson Coimbra
A Fotografia de Moda e a Estética Relacional
14h50-15h10
Alexandra Cabral
O Figurino e o Corpo: Imersão em Cinderela
16h20-16h40
Marta de Sequeiros
Distorção da Silhueta com Inspiração em Francis Bacon: Qual o seu Impacto na Percepção Individual e Social?
15h10-15h30
Guilherme Tosetto
Fotografia enquanto Performance
16h40-17h00
Enesoe Chan
Saia e Masculinidade: a Resistência em Vestir a Saia pelos Homens Ocidentais dos Dias de Hoje - Um Questionamento Reflexivo
30 JULHO | Moda, Património, Têxteis
14h30-14h50
Carol Garcia
Entre Brasil e Portugal, Um Mar de Rosas e Outras Pétalas
16h00-16h20
Jackson Araújo
Design para um Mundo em Crise
14h50-15h10
Dóris Santos
Festa e Aparato.
Vestir-se para a Garden Party de 1907.
16h20-16h40
Isabel Bieger
Contributos do Design na Ressignificação da Renda de Bilros de Peniche
15h10-15h30
Cláudia Brito
Dandyism Survival – Vestuário Masculino Focado nos Dandies
16h40-17h00
Diana Silva
Joalharia Contemporânea inspirada na Tapeçaria de Portalegre do Museu Guy Fin
DESFILES
18h30-19h00
29 JULHO | Jardim do Palacete Conde Burnay
João Sousa [ESART-IPCB]
Inês Ribeiro [ESART IPCB)
Raquel Durães [ETIC]
Carolina Calado [FAUL]
​
Manel Baer [FAUL]
Mariana Tabelião [FAUL]
Ana Segurado [MODATEX]
Gabriel Daros [FAUL]
Mariana Ramos [ETIC]
Cláudia Brito [FAUL]
Isabella Berrutti [ORT Uruguay]
Inês Silva [FAUL]
30 JULHO | Jardim do Palacete Conde Burnay
Kelly Bernardo [MODATEX]
João Pedro Neves [MODATEX]
Bárbara Atanásio [MODATEX]
Mariana Henriques [ETIC]
Rita Costa [MODATEX]
Mariana Soares [FAUL]
Iara Barreiro [FAUL] e Luís Ferreira [FAUL]
Luísa Santos [FAUL]
João Sousa [ESART-IPCB]
Gabriel Daros [FAUL]
GARDEN PARTY
29 JULHO | 21h30-00h00
O tema Garden Party Vibes surge em memória das famosas festas organizadas pelo Conde Burnay no início do século XX, onde a alta finança e o luxo conviviam com as últimas modas vestidas pelos convidados, nos ambientes exuberantes dos jardins e palacetes que este possuía na zona de Alcântara. Os desfiles de 29 e 30 de Julho, bem como a festa na noite do dia 29 serão a recriação contemporânea desse espírito. No jardim, a performance continua do desfile para a festa noutros moldes, figurinos e ambiente.
A escolha do universo da Moda, como área nuclear da PONTE em 2023, prende-se com a história de Alcântara e a sua identidade relacionada com a moda, vestuário e têxteis, que ganhou importância principalmente depois de meados do século XVIII. Por um lado, temos a presença na freguesia de atividades económicas e indústria relacionadas com manufatura têxtil. Por outro lado, a Moda também teve importância na freguesia, principalmente depois da realeza e da nobreza se deslocarem do centro de Lisboa para as proximidades do Palácio Real de Alcântara, após o terramoto de 1755.
A Moda continua presente nos turísticos dias de hoje, através de locais como a LX Factory ou os interfaces ferroviários de Alcântara Mar e Alcântara Terra, onde se vê todo o tipo de modas e vestuários. No seguimento da indústria têxtil, outrora localizada na freguesia, é agora a Moda que é parte da identidade de Alcântara do século XXI. Identidade essa que se quer reforçar e reinventar com a realização deste encontro.
​
Foto: Eduardo Alexandre Cunha | Arquivo Municipal de Lisboa
​
WORKSHOP
30 JULHO | 10h00-13h00 - vagas limitadas
Upcycling de Plástico em Acessórios de Moda
Formadores: Bárbara Atanásio e Hugo Varela
Este workshop tem em vista a criação de acessórios de moda originais, produzidos a partir de plástico descartado e da aplicação exploratória de técnicas para a sua manipulação. Venha descobrir o potencial sustentável deste material e dar asas à imaginação, materializando peças únicas que poderá levar para casa.
Programa
1. Aprender a separar os plásticos;
2. Aprender a manipular o plástico;
3. Desenvolver técnicas experimentais;
4. Criar um acessório de moda.
VENDA POP-UP
29 e 30 JULHO | 19h30-20h30
No seguimento dos desfiles, cada venda pop-up permite aos designers venderem os seus looks originais. Marcas de patrocinadores como Marita Moreno ou The Captain Socks também marcarão a sua presença.
A venda Pop-Up tem o apoio da BRANDFIRE.
EXPOSIÇÕES
29 e 30 JULHO | 14h00 - Inauguração
Curadoria: Hugo Queirós
Nesta mostra, destacam-se várias vertentes artísticas da Moda.
​
A exposição de joalharia contemporânea traz-nos obras pelas mãos de Inês Nunes, Marília Maria Mira, Sílvia Feliz Trindade, produzidas no âmbito da I Bienal de Arte Têxtil de Portalegre. É apresentada também uma proposta sustentável de design de calçado da autoria da designer Gisely Colin (Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo).
Serão também inauguradas duas instalações de moda dedicadas ao artista José Dias Coelho. A obra no interior da biblioteca, instalada na Sala República e Resistência e relacionada com a Literatura e o Livro, é enquadrada por looks dos designers Gabriel Daros e Marta de Sequeiros. No exterior, Hugo Queirós propõe uma instalação de arte têxtil que une Moda e Natureza, com o apoio da marca de moda sustentável Safra.
​
A mostra é complementada com a exposição de fotografia intitulada 4 OLHARES SOB A PONTE, onde Bella Penido, Luís Barreira, Sérgio Alves e Sérgio Lamy do Vale capturam momentos de desfile e sessão fotográfica decorridos durante o evento Ponte 20.
​
PROGRAMA
Garden Party Vibes
* Evento com entrada limitada ao espaço disponível
14h00-14h30
Abertura
Exposição de Moda
Curadoria: Hugo Queirós
∙ Joalharia∙ Inês Nunes, Marília Maria Mira, Sílvia Feliz Trindade
∙ Calçado∙ Isabella Berrutti
∙ Instalações de Têxtil e Moda∙ Hugo Queirós, Gabriel Daros, Marta Sequeiros
14h30-17h15
Colóquio MODA, PERFORMANCE, ARTES
Moderação: David Silva ∙ com Ângela Orbay, Alexandra Cabral, Guilherme Tosetto, Vanilson Coimbra, Marta de Sequeiros, Enesoe Chan
18h30-19h00
Desfile
Designers formados pelas escolas ESART-IPCB, ETIC, FAUL,
MODATEX, ORT Uruguay
​
Live Performance com DJ Vinicripto
19h00-20h30
Sessão Fotográfica
BIBLIOTECA DE ALCÂNTARA, Lisboa
Venda Pop-Up powered by Brandfire
29 Julho
21h30-00h00
Garden Party EXTRAVAGANZA
∙ Mostra de Denim Upcycling
[alunos da ESART-IPCB - Pedro Leitão | Safra | Alexandra Cabral]
​
∙ Projeção de fashion films e fotografia
Trama Afetiva [Fundação Hermann Hering]
​
∙ Gisely Colin
∙ Guilherme Tosetto
[Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo]
​
∙ Live Performance com DJ Marise Cardoso
​
30 Julho
BIBLIOTECA DE ALCÂNTARA, Lisboa
10h00-12h30
Workshop UPCYCLING DE PLÁSTICO EM ACESSÓRIOS DE MODA
com Bárbara Atanásio e Hugo Varela
14h00-14h30
Exposição de Fotografia
Curadoria: Hugo Queirós
∙4 OLHARES SOB A PONTE ∙ Bella Penido, Luís Barreira, Sérgio Alves, Sérgio Lamy do Vale
14h30-17h15
Colóquio MODA, PATRIMÓNIO, TÊXTEIS
Moderação: Alexandra Cabral ∙ com Carol Garcia, Dóris Santos, Cláudia Brito, Jackson Araújo, Isabel Bieger, Diana Silva
18h30-19h00
Desfile
Designers formados pelas escolas - ESART-IPCB, ETIC, FAUL, MODATEX
​
Live Performance com DJ Marise Cardoso